sábado, 15 de novembro de 2014

pós e contas #2


Como vocês sabem, parei um ano, ou dois, para poder juntar mais algum dinheiro e ter uma vida académica mais desafogada, digamos assim. Com isto não quero dizer, de todo, festas e bebedeiras até cair para o lado.
Mas como principiante nestas coisas e sem referência física a quem recorrer para tirar todas as minhas dúvidas, recorro a vocês, sendo que sei que muitas de vocês estão no primeiro ano do seu curso, outras já acabaram a sua licenciatura, outras estão até no mestrado e ainda as meninas que precisam de ajuda tal como eu, porque também querem ingressar neste mundo.
Sendo assim, ficam aqui duas dúvidas que tenho e que por mais que pergunte na secretaria da minha escola não sabem responder com a certeza:
1. Se eu trabalhar, posso recorrer na mesma à bolsa?
2. Como não pedi a tão aclamada ficha ENES, posso pedi-la no próximo ano, ou terei de realizar novos exames para fazê-lo?
Obrigada pelo vosso apoio nestes assuntos!

21 comentários:

  1. Vou responder consoante o que acho que na minha faculdade diriam mas claro que há que ter em conta que cada faculdade tem as suas «regras»:

    1. A atribuição da bolsa depende do rendimento líquido anual que tens. No teu caso, penso que estás agregada aos teus pais e, portanto, o que vai contar a nível da atribuição de bolsa é o rendimento líquido anual do teu agregado familiar (tu, pais, irmão, etc). Se comprovares que o rendimento anual do teu agregado é inferior ao que a faculdade estipulou como máximo para poderes aceder a uma bolsa então poderás concorrer à tal bolsa.

    2. Quanto à ficha ENES, não tenho bem a certeza mas julgo que basta pedires novamente, não me parece que tenhas de fazer novos exames.

    Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. r: eu praticamente todos os dias me passo «mesmo a sério». Também detesto desarrumação e pessoas (no geral) que não façam nada, que não ajudem em casa, que só sujem e desarrumem e no final os outros que arrumem e limpem o que eles fizeram. E odeio miúdos mimados e que mandam nos pais (que é o que acontece com o meu irmão) baaah! De nada querida :)

      Eliminar
  2. 1- Mesmo sendo trabalhadora estudante podes concorrer à bolsa. Se for um trabalho não declarado, não tens esse estatuto. Agora tens de colocar as duas hipóteses e ver o que te compensa mais a nível monetário, se é ter o estatuto (corres o risco que não ter bolsa ou uma menor bolsa, dependendo dos rendimentos declarados do agregado familiar), ou não podendo teres uma bolsa mais alta. A nível de ajudas e facilitismo escolar, compensa ter o estatuto.

    2- Sim podes, desde que os exames ainda estejam no prazo para que possas concorrer à universidade, o prazo é de 2 anos desde o momento que o fazes.


    Espero ter esclarecido as tuas dúvidas! Bjinho*

    ResponderEliminar
  3. eu nao percebo mt dessas coisas mas segundo sei, tens alguns beneficios enquanto trabalhadora estudante, o resto ja nao sei xD
    r: é muito amor mesmo :D
    super cabeça no ar mesmo xD

    ResponderEliminar
  4. Quanto à segunda não sei bem o que é essa ficha mas, quanto à bolsa posso-te dizer que sempre trabalhei em part-time e estudei e tive sempre bolsa de estudos :)

    ResponderEliminar
  5. PS: só não tive um ano que foi o precedente à minha estadia em Londres e por não ter feito o segundo ano com aproveitamento :)

    ResponderEliminar
  6. Se não estou em erro se trabalhares a fazer descontos perdes logo o direito à bolsa, pelas informações que eu tenho. Quanto à ficha enes não te posso ajudar, mas normalmente os exames são válidos por três anos, por isso não deve ser necessário fazeres exames novamente.

    ResponderEliminar
  7. Ai Roxy não te posso ajudar :/ Mas quanto à pergunta, sem ter certezas, penso que sim que pode recorrer na mesma!

    ResponderEliminar
  8. em relação à primeira podes... eu própria fiz essa questão e disseram que sim.. depois vão ver a situação... em relação à segunda acho que tbm podes, porque é válida por 2 anos...

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao primeiro ponto, podes sim! Desde que o teu rendimento familiar dividido por o número de elementos do agregado seja inferior a x mil euros (ainda é um bom bocado) tens direito normalmente.
    E depois tens o estatuto de trabalhadora-estudante que se ainda trabalhares quando entrares na uni te dá alguns privilégios, serão-te dadas datas opcionais para realizares testes e exames, entre outras coisitas*
    Quanto ao segundo ponto não sei mesmo princesa.

    r: Estão a correr bem, no início eu não andava lá assim com muita vontade, ainda por cima as aulas são sempre de manhã e eu odeio acordar cedo a não ser que seja para as aulas mesmo... Mas agora já ando com mais gosto e até tem corrido bem :)
    MUITO MEDO!
    Por aqui as coisas já estão melhor, agora temos de arranjar maneira de resolver os prejuízos causados... E por aí?

    ResponderEliminar
  10. Acho que se trabalhares é muito dificil teres bolsa... E quanto à ficha ENES acho que podes pedir quando quiseres enquanto os teus exames estejam validos... Mas isto é o que eu acho, nao sei se estou correta...

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ora aqui estão duas perguntas às quais NÃO sei responder xp Mas acho, só acho, que podes pedir bolsa mesmo que trabalhes. Espero que alguém te consiga esclarecer! :)

    ResponderEliminar
  12. 1. podes concorrer na mesma à bolsa... porque eles calculam o quanto precisas da bolsa independentemente se tens trabalho ou não.
    2. deixaste passar 2 anos? hmmm... é melhor ires à tua escola perguntares na minha altura o maximo era 2 anos.

    ResponderEliminar
  13. eu não percebo muito sobre estas coisas, mas acho que na pergunta 2, depende. os exames nacionais têm o prazo de 3 anos (o ano em que o fazes + 2), portanto, se ainda não tiveres passado o prazo de validade, acho que podes pedir a ficha à vontade :s

    r: MESMOOOOO ahahahah

    ResponderEliminar
  14. eles analisam o teu capital financeiro, se acharem que mesmo trabalhando te devem dar bolsa, eles dão... mas se trabalhas tens que ver relativamente ao capital do teu agregado familiar

    ResponderEliminar
  15. r: eu :p não nada que agradecer :)

    ResponderEliminar
  16. r: quanto à primeira questão aquilo o que te disse foi o que me informaram, no entanto tenho pessoas na minha turma que também têm o seu próprio negócio e trabalham e concorreram à bolsa, mas quanto a isso é melhor te informares nos respectivos lugares :)

    ResponderEliminar
  17. podes pedir na mesma bolsa. a ficha enes podes pedir na mesma, desde que os exames ainda tenham validade. eles têm a validade de 2 anos.

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho quase a certeza de que, no caso da minha faculdade, poderias pedir a bolsa mesmo que trabalhes mas talvez varie de faculdade para faculdade, portanto aconselho-te a informares-te melhor.

    r: Muito bem Roxy, eu acho que fazes bem, para ele demonstrar tbm interesse :) Qualquer coisa já sabes, estou por aqui :)

    ResponderEliminar
  19. Este post até deu para me tirar algumas dúvidas, a tua 1.ª dúvida era a mesma que a minha

    ResponderEliminar