segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DAPV - Tatuagens


Mais uma vez, decidi participar no projeto Deixa as Palavras Voarem, do blog Uma Pérola no Deserto, da Adelisa M.
Sendo assim, esta semana, do dia 16 ao dia 23, terei de falar de um tema que, infelizmente, para muitos ainda é algo que deveria ser proibido ou banido. Por isso mesmo, decidi trazer um texto diferente que espero que passe a mensagem principal - não julguem as pessoas.
O tema é então Tatuagens. Cliquem em Ler mais e descobram tudo.


Hoje, no café a que costumo ir, senti-me observada. Olhei em volta e a única coisa que vi foram uns olhos verdes, pequenos mas arregalados que me fitavam.
Tentei ver se tinha algo de errado, a cara ou a t-shirt suja. Não havia nada que me fizesse parecer estranha ou que chamasse assim a atenção de uma criança.
- Eduarda, vira-te para a frente e come!
Por uns minutos aquela pequena criança deixou de me olhar. Mas logo que sua mãe se levantou para se dirigir à caixa de pagamento, a miúda imitou-a. Mas, em vez de seguir a mãe, fez o caminho até mim.
- Porque tens esses desenhos nos braços? - perguntou-me na sua voz doce e inocente.
Comecei a sorrir e quando me preparava para responder, a sua mãe agarrou-a pelo braço e levou-a dali.
Pelo caminho ouvi-a dizer "Não viste os braços daquela mulher? Com certeza é uma drogada. Não voltes a falar com gente assim."
Ri-me naquele momento, queria chorar, mas ri-me porque iria parecer mal. Levantei-me, sorri para aqueles que tinham assistido à cena, paguei e saí.
No caminho para o trabalho buzinaram-me duas vezes. A minha cabeça só caía sobre um assunto - o desprezo no olhar daquela mulher. Uma mulher que parecia ser tão culta, mas que tinha uma mente tão retrógrada.
Quando cheguei ao meu local de trabalho, vesti a farda e dirigi-me ao meu lugar, ainda com tal acontecimento na mente. Bateram à porta da sala e logo percebi que aquela seria a primeira pessoa das muitas que passariam por ali naquele dia.
- Bom dia, Doutora. Posso entrar?
Estacou o olhar, o corpo e a fala. Era a mãe da Eduarda. Precisa de óculos e foi aconselhada pela sua médica de família a dirigir-se a mim. Sou a sua oftalmologista.

19 comentários:

  1. Adorei, o texto está excelente e passa uma óptima mensagem. Não se deve mesmo julgar as pessoas pela aparência, pois ela não quer dizer nada.

    ResponderEliminar
  2. Esse estigma das pessoas acharem que as pessoas tatuadas não são de confiança mete-me um pó que nem é bom. Caramba, que olhem para os que estão na Assembleia da Républica, super compostinhos e sem tatuagens, e que vejam quem é que é de confiança.
    Eu gosto de tatuagens e adoro ver tatuagens bonitas.
    r.: olha foi um dia de nervos porque aconteceu-me de tudo na entrega das teses :p mas ficou tudo resolvidinho :D

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito :) Obrigada pela tua participação

    ResponderEliminar
  4. Irónico hein? As pessoas são muito hipócritas. Julgam com base na aparência, não só em relação a tatuagens mas também ao peso, à cor, ao estatuto social das pessoas... Infelizmente vivemos num mundo que evolui tanto mas cujas pessoas parece que estagnaram para sempre. Gostei muito deste texto querida :)

    ResponderEliminar
  5. Se não gostas de coisas sobre ficção científica e sobre o universo não é realmente um filme para ires ver :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o texto Roxy, muito bom mesmo!! :)

    ResponderEliminar
  7. Gostei! :)

    R: Já tratei das minhas queridas unhas!!! :) Agora estão lindas e fofinhas. Ahah

    ResponderEliminar
  8. A aparência é apenas isso e muitas vezes engana.
    Gostei muito do texto Roxy

    r: Fazes bem, assim é que é.

    ResponderEliminar
  9. E tu ainda dizes que eu escrevo bem! :o

    r: Fiquei sim, o Toby contribui imenso para o meu desenvolvimento a nível de beleza (sqn)
    Eu e as minha miúdas somos as melhores!
    Ai princesa também tive imensaaas saudades mas foram só frequências e tudo e eu não consegui dar conta de tantos comments e estudo e tudo...

    Na minha uni, é assim...

    Que horror de rapaz! Distância Roxy, distância xd

    Ela? De mim? Linda? Inteligente? Maravilhosa? Menos Roxy ahah

    Acredita que é o mais provável, eu quando estou muito tempo em casa fico pior do que mal, penso em tudo... É por isso que eu gosto de ter muito que fazer...

    ResponderEliminar
  10. Adorei o texto!! Sem duvida com uma grande mensagem, nao se deve julgar as pessoas pela sua aparencia!
    R: cá em casa todos gostam do natal, assimm fica mais facil decorar a casa e assim :)

    ResponderEliminar
  11. mas é uma boa lição! eu não gosto de tatuagens mas não importo de me relacionar com pessoas que as tenham nem discrimino. cada um faz a sua escolha.

    ResponderEliminar
  12. r: tanta coisa... não gosto do meu curso, e ultimamente as coisas em casa também não andam lá muito bem...

    ResponderEliminar
  13. opa, adorei, adorei, ADOREI!! as pessoas julgam tanto sem saber...

    ResponderEliminar
  14. r: sim, passa-se aquilo que eu já falei no blog anteriormente... o trabalho e estudo e a distância consequente do meu namorado... tem sido um bocado dificil, mas já tenho aguentado isto melhor...

    viver num autentico zoo! tão bom *-*

    ResponderEliminar
  15. Adorei! Acho que, felizmente, agora não se pensa tanto assim sobre as tatuagens. Já se torna algo banal, não se associa tanto a "maus caminhos" como antes. Mas claro que gente tatuada tem sempre de ter certos cuidados... eu, por exemplo, tenho o cuidado de não ter as tatuagens à mostra nos primeiros dias de aulas, porque nunca sabemos a opinião que os professores têm sobre isso e ninguém quer ser "marcado" por ter "desenhos" no corpo...

    ResponderEliminar