quarta-feira, 28 de maio de 2014

pós e contas #1


Hoje fiz o último (espero) teste de secundário. Finalmente, estes três anos estão a acabar, vou despedir-me de pessoas que me vão fazer tanta falta (já estou com as lágrimas nos olhos), de pessoas que não tenho pena de deixar para trás e de outras que, sinceramente, nem sei o que sinto em relação a elas.
Mas pronto, depois conto-vos o que vai acontecer daqui a 9 dias. (9 dias? A sério que só faltam 9 dias para que o secundário chegue ao fim? [Lá veem as lágrimas outra vez!])
O que vos hoje quero falar é do meu futuro! E como vou falar muitas vezes disso, por ter dúvidas e conhecimentos também para fornecer, criei a rubrica 'Pós e contas'.
Depois da minha professora de Geografia ter descoberto que eu provavelmente não ia para a Universidade, devido a dificuldades económicas, disse que não ia desistir de mim e que eu não podia deixar de ir para a Universidade porque, em primeiro gosto de estudar, em segundo tenho capacidades para conseguir um curso com excelentes notas e em terceiro porque a universidade, fora as noitadas consecutivas (ela no meio do seu discurso ainda disse "Não que uma bebedeira ou outra não sejam necessárias!"), não fica assim tão cara.
Pois bem, eu sei que a maior parte de vocês anda na Universidade e sei que isto podem ser questões pessoais, mas eu gostava de saber mais ou menos quanto é que vocês gastam por mês na Universidade, fora as propinas. Caso não queiram falar sobre isso, eu compreendo, e caso não o queiram fazer "em público", podem mandar-me um mail para roxyyblogger@gmail.com.
E pronto, por hoje era isto.
Sabem como é dúvidas de principiantes. :/

14 comentários:

  1. Acho que isso de não ir para a faculdade por causa de não ter possibilidade financeiras é um bocado banal. Eu sei que os tempos não estão fáceis mas não acho que seja desculpa. Há bolsas de estudo e apoios para alunos deslocados, as rendas para estudantes também são acessíveis a meu ver e partilhas sempre casa ou residência portanto ainda mais em conta fica. Quanto ao resto cabe mesmo a cada um gerir, se não tens dinheiro não sais à noite tds as semanas ou bebes menos sei lá. Tiras fotocópias em vez de comprar livros. No meu caso o que fica mais caro é mesmo fazer protótipos que mts vez são a 200 euros ou mais, e materiais de desenho e por ai fora. Mas mesmo assim, às vezes conseguimos descontos ou até patrocinadores no caso de protótipos e raramente somos recusados se fizermos um pedido "oficial". Portanto acredito que o "alarido" todo e alunos deixarem de estudar seja um bocado exagero. Mas isto é na minha opinião claro e não pretendo ofender ninguém. Talvez seja o que vejo à minha volta e não tenha noção do que são verdadeiras dificuldades mas pronto :)

    ResponderEliminar
  2. Isso depende do curso, da faculdade e do sítio onde vives. Se tiveres que sair de casa para ir estudar para fora, vais gastar muito mais dinheiro é inevitável, mas também não é assim uma grande diferença. Se não alugares casa, tens de comprar o passe dos transportes e o preço depende do sítio onde vives...

    ResponderEliminar
  3. Outra questão é mesmo o que gastas só para a faculdade, normalmente as propinas rondam os 1100 nas publicas (se não estou em erro, mas varia) e depois são os livros, é claro que ninguém te vai obrigar a comprar nenhum e podes sempre recorrer a fotocopias ou em formato digital. Há meses que so pago mesmo o valor das propinas e outros que gasto mais 20 ou 30 euros em fotocopias... Depois é uma questão de gerires à tua maneira. Não desistas já! Tenta concorrer a todas as bolsas que conseguires :) Boa sorte! E se tiveres mais alguma questão é só perguntares, que eu ajudo naquilo que conseguir. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. dificuldades financeiras ou não, devias tentar de qualquer maneira. desperdiçar assim talento e vontade é uma estupidez e podes sempre pedir bolsa! eu até te falava sobre a minha experiência, mas estou a estudar fora e eu não sei se tu queres ir para fora..

    ResponderEliminar
  5. também tenho algumas dúvidas sobre o assunto..

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho é muito medo de não conseguir entrar no curso que quero.. R: Também acho, deixa mesmo!

    ResponderEliminar
  7. r: sempre a abrir com a Neuza xD
    sim, acho que fazes bem em fazê-lo :s

    ResponderEliminar
  8. Fora as propinas não gasto muito mais do que no Secundário porque optei por ficar numa Universidade na minha cidade. Ando sempre a pé por isso não gasto dinheiro em transportes. Os únicos gastos que tenho são na alimentação que já fazia... Os únicos gastos "extra" são relacionados com "futilidades" como jantares de Faculdade e saídas mais prolongadas de vez em quando. Nada que não seja facilmente cortado se eu precisar. Penso que essa foi a única diferença porque o resto como comprinhas de vez em quando eu já fazia quando podia e não acho que a entrada na faculdade tenha promovido o aumento de custos nesse sentido...
    Ter os documentos em PDF no iPad também ajuda bastante porque não gasto dinheiro em fotocopias, só mesmo de vez em quando, quando preciso de riscar, sublinhar e etc... Este semestre devo ter gasto 10 euros em fotocopias, se tanto, mas depende muito dos cursos e das pessoas. Eu, por exemplo, consigo ler bem as coisas no ecra do iPad...

    ResponderEliminar
  9. Ah! E nos primeiros dias os professores vão dizer-te uma lista gigante de livros... não os compres. Tira fotocopias as partes que precisas quando precisas... Eu não comprei e não senti qualquer dificuldade. Depende dos cursos mas, no geral, eles exageram. Espera até ser mesmo necessário senão vais andar como os meus colegas, a resmungar pelo dinheiro que gastaram sem necessidade :p

    ResponderEliminar
  10. R: Se precisares de mais não hesites em dizer-me!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. De certeza que já fizeste as tuas pesquisas sobre o assunto, mas uma licenciatura, no ensino público, fica por volta dos 3.000,00 €, caso a termines no tempo previsto (geralmente três anos). Contudo não sei qual o curso que pretendes escolher, caso decidas prosseguir os estudos, e existem licenciaturas de 3 anos e meio, em que esse meio diz respeito ao estágio, por exemplo, ou ainda o caso particular dos mestrados integrados, que têm a duração de cinco anos, e quando terminas tem a licenciatura e o mestrado. Nestes casos o valor é superior a 3.000,00 €, mas generalizando, um ano de propinas rondam os 1000,00 €.
    Em relação ao dinheiro que gastas para além das propinas, isso varia consoante alguns factores, como por exemplo, o local onde estudas, e o curso. Relativamente ao local, se estudares perto do local onde moras, irás ter poucas despesas, pois os transportes não serão de valores elevados. No meu caso, gasto 150,00 mensais com o passe, o que é, na minha opinião, bastante, e um pouco difícil de suportar. Se tiveres que alugar uma casa, o valor mensal (mínimo) que penso que consigas gastar fica à volta dos 300,'00 €, e já estou a dizer um valor quase impossível
    Relativamente ao curso, se escolheres um curso essencialmente teórico, irás inevitavelmente que gastar algum dinheiro em livros, ou apontamentos que o professor possa dar, no entanto, geralmente esses valores não são significativos, nem são despesas fixas, são despesas que podes ter pontualmente no inicio dos semestres.

    Penso que os gastos mais elevados são os transportes e estadia, que se morares perto da faculdade, são problemas que não tens. Infiorma-te sobre as bolsas de estudo, são uma ajuda preciosa.
    Desculpa o testamento ;) Um beijinho, e boa sorte

    ResponderEliminar