sexta-feira, 2 de maio de 2014

25 de abril


Eu sei que já passou uma semana, mas hoje venho aqui deixar-vos um texto que ouvi nesse dia, sobre a Guerra Colonial, e que me arrepiou!

"Era fácil morrer
Nas ex-colónias era fácil morrer. Estava-se vivo, morria-se. Havia acidentes de caça, acidentes no mato, acidentes de trabalho, acidentes rodoviários, acidentes. Cortavam-se dedos e saravam-se a seguir, lavados com água fria. Se não saravam, amputava-se o braço ou morria-se de septicemia. Era fácil.A vida de um preto valia o preço da sua utilidade. A vida de um branco valia mais, muito mais, não que valesse grande coisa.
Sabíamos tanto sobre o que faziam os tropas como sobre a política do país. Nada. Sabíamos nada. 
Era preciso defender a nossa terra, por isso é que vinham os soldados de Portugal. Também havia soldados pretos. Esses, faziam-nos comandos, para irem à frente e morrer primeiro.
Precisamos de tempo para compreender. Para matar. Para poder olhá-los de novo na cara. Com amor. Com o mesmo amor.Para perdoar."


Roque Santeiro

O texto é incrivelmente lindo e transmite grande mensagem, principalmente este excerto, podem ver o texto todo aqui. A mim assusta-me mesmo muito aquilo que o Homem, o ser humano é capaz de fazer ao seu igual, por dinheiro, por vingança, por raiva. Assusta-me imenso!

12 comentários:

  1. é mesmo assustador este texto :o

    ResponderEliminar
  2. Wooooow! e é mesmo um texto de arrepiar :|

    ResponderEliminar
  3. Roxy, tenho mãe docente e sei que a justificação das notas, embora em regra geral devesse ser assim, não acontece. Ela conta-me situações gritantes em reuniões para lançar notas em que ninguém age nos conformes. Portanto, não, não é uma conclusão errada. Não posso dizer que fazem só porque existe a regra.
    Por outro lado, interpretaste mal o exame. Eu não falei sobre a média final, que junta as percentagens da nota de pauta e de exame, eu falei da nota de exame, nua e crua, sem qualquer média a tapar buracos. É isso que reflecte o seu trabalho, embora hajam azares, como também referi. E uma nota baixa de exame pode obviamente estragar uma média, seja ela alta ou baixa.
    Como aluna e como filha de professores, eu também sei como os dois mundos funcionam, de uma forma minuciosa. E vivi os dois mundos. Sei o que refiro.
    Claro que, se a tua opinião é uma corrupção muito mais ligada ao privado eu não a vou refutar, é um direito teu, apesar de não estar de todo de acordo. Desequilíbrios nas exigências entre professores públicos e professores privados? Há. Diferenças na exigência entre públicas e privadas? Também há. E corrupção é igual. Não há mais para um e menos para outros, como referi.

    ResponderEliminar
  4. E vai ser sempre assim prova disso são os países pobres em que a população vive na miséria mas quem representa esses países está cheio dele.

    ResponderEliminar
  5. O texto está mesmo qualquer coisa...

    ResponderEliminar