segunda-feira, 21 de abril de 2014

dois meses e uma vida


Ando tão carente, tão frágil, tão sei lá como... Do nada choro, de pequenas coisas que vejo na televisão as lágrimas vêm-me  aos olhos e escorrem-me pela cara sem o mínimo impedimento. Eu não era assim, mas a vida, as circunstâncias da vida, levam-nos a mudar e esta etapa da minha vida tem sido mesmo complicada.
As notas em si, não podia pedir melhor, relativamente ao meu esforço. Mas isso é o menos. O que me leva a estar da forma como estou e ando são imensas coisas mas a principal é fácil de entender - estou a acabar o 12º ano. E que mais isso significa do que o fim de uma longa caminhada?
Pois é, faltam dois meses para que a grande fase da minha vida se feche definitivamente. Não, não pretendo ir para a universidade. Não é por não querer, porque sempre o quis, sempre foi um grande sonho. Mas simplesmente não posso pedir mais aos meus pais, que tanto esforço fizeram para que eu  fizesse o 12º ano.
Faltam dois meses para que o capítulo ou o livro de imensas amizades se fechem de vez e não mais se abram. Amizades de 3, de 8 e 12 anos terminem. E é isso que me custa mais: saber que daqui a dois meses não terei ninguém, fisicamente, com quem falar.  Porque se em duas semanas de férias a única vez que recebi uma mensagem de alguém que eu considero uma amiga foi porque publiquei uma foto no instagram que lhe deixou com dúvidas. É, infelizmente, é este o ponto em que a maior parte das minhas amizades se encontram. Eu desisti de procurar pelas pessoas, porque percebi que eu já não lhes faço falta. Não vale a pena.
E faltam também dois meses para que outra etapa da minha vida comece - tenho de começar a procurar trabalho; a deixar partir aqueles que não merecem ter-me nas suas vidas ou que eu não os mereça na minha; ver gente que não merece, mesmo, entrar na universidade e tirar um curso só porque os pais têm dinheiro e vão poder esbanjá-lo em tudo o que quiserem; e começam as responsabilidades como a carta de condução, o meu carro, o meu dinheiro e tudo mais.


No meio de tudo isto, o que me custa mesmo é saber que 12 dos meus 18 anos de vida pouco ou nada vão servir para o meu futuro. Infelizmente este é o estado em que o nosso país se encontra e eu sou mais uma no meio de milhares de jovens com o mesmo ou pior problema. Mas se há coisa que eu aprendi neste último ano é que não podemos, não devemos, não temos, de nos deixar abater por isto, temos uma vida pela frente, muitas batalhas para combater, muitos medos por enfrentar, muitos filhos da mãe para nos importunar, muito trabalho para conseguirmos chegar aos nossos objetivos. Vamos sempre ter. Mas não podemos, em circunstância alguma, baixar os braços.

Eu sei que comecei este texto de outra forma, mas eu precisava de desabafar e de ao mesmo tempo vos mostrar, de certa forma, que independentemente da fácil ou difícil caminhada que tenhamos feito para chegar até aqui, que ainda há muito a fazer e que temos de erguer a cabeça e continuar em frente!

17 comentários:

  1. compreendo-te perfeitamente neste texto! na primeira parte do texto sei bem o que é isso, passei o mesmo a um mês ou dois atrás e estou a ficar outra vez para baixo nao sei bem porque :s
    na parte da universidade, sei bem o que sentes, eu não podia exigir que os meus pais me pagassem a universidade e já por isso é que escolhi um curso profissional!
    quanto aos amigos, acho que vai acontecer a todos nós, quando acabarmos a escola, ficaremos com um ou outro amigo, nada mais !
    r: então bamo lá a isso ahaha

    ResponderEliminar
  2. Compreendo que isso possa ser frustante porque cada vez a oportunidade de eu ir para a universidade é mais pequena. Espero conseguir ir, mas provavelmente vou ter de trabalhar no 12º ano (estou no 11º) para poupar dinheiro e ainda conseguir bolsa de estudo. Não vai ser fácil. Mas há jovens que tiram um ano depois do secundário para poupar dinheiro, talvez até melhorar uma ou outra nota para subir a média e irem no ano seguinte para a universidade. Pensa nisso se queres muito ir para a universidade :)
    Quanto aos amigos: eles vão e vêm. Quando me mudei para o secundário também perdi contacto com muitas pessoas...
    R: Se a pílula tiver esse efeito não me importo nada xD

    ResponderEliminar
  3. Sei como te sentes porque estou exatamente na mesma situação. O que aí vem assusta-me em muitos aspectos, mas não podemos parar a vida, os dias vão passando e as coisas mudam. Espero que mudem para melhor :)

    ResponderEliminar
  4. como te entendo, roxy! eu também gostava de ir para a universidade mas o curso que quero não há cá em lisboa e os meus pais não podem pagar propinas e alojamento. :/ tens de ser forte! vais ver que vais conseguir arranjar emprego e mais tarde ou mais cedo, vais conseguir concretizar o teu sonho de entrar na universidade. a vida tem mais piada quando nos dá destes desafios: termos de lutar para conseguirmos o que queremos. que piada teria se tivessemos tudo de mão beijada? vais conseguir! quanto às amizades, não te importes com isso. as pessoas são mesmo assim - estão sempre a sair e a entrar nas nossas vidas. muitas pessoas boas vão-se embora para ainda melhores virem. força!

    r: sou quase famosa? x)
    o que é que é bom? :s

    ResponderEliminar
  5. eu compreendo-te bem. vou sair agora de um curso que não me dá emprego cá dentro. o facto de ter de sair do país para trabalhar na minha área aterroriza-me profundamente. quero lutar, quero tentar ficar no país que me viu crescer e só peço a deus que consiga, para poder dar aos meus pais tudo o que eles me deram a mim, ou pelo menos poder dar-lhes alivio financeiro, deixando de ser uma parasita. tens de ir com calma. as amizades que vão desaparecendo é porque não valiam a pena. as que ficam é porque são fortes e sólidas e estarão lá para o que der e vier. vais conhecer pessoas novas, criar novos laços. só nos resta desejar-te mesmo muito muito sucesso. termina agora uma etapa muito intensa e especial. tenho muitas saudades da minha inocência do secundários. de todos os momentos que vivi intensamente enquanto andava na escola. saudades :') muito boa sorte querida.

    ResponderEliminar
  6. Podes desabafar connosco sempre que quisermos, compreendo-te perfeitamente porque na primeira parte do texto, senti-me assim durante muito tempo. São apenas fases, tem muita sorte, dias melhores virão :)

    ResponderEliminar
  7. Oh pequena, entendo-te mesmo bem :(
    R: Shiu, é segredo ahahah

    ResponderEliminar
  8. r: Ultimamente nunca mais li blogs do inicio ao fim, mas também gosto de todos aqueles que sigo :)

    ResponderEliminar
  9. R: Estou em Ciências e Tecnologias. As amizades que verdadeiramente importam não desaparecem. As pessoas de quem eu me separei e de quem gostava muito, continuo a manter o contacto. Não estamos juntos com tanta frequência, mas quando nos encontramos parece que nada mudou e a nossa amizade continua a mesma :) Quanto ao trabalho vais ter que procurar exaustivamente...

    ResponderEliminar
  10. r: não deixavas isso passar? então? x)
    100€ por mês já é caro para os meus pais e acho que não há mais barato que isso :(

    ResponderEliminar
  11. Peço apenas uns minutos da vossa atenção. É IMPORTANTE !!! Neste momento há um concurso a decorrer em que o vencedor ganha um considerável valor monetário. Trata-se de um instituição de acolhimento de crianças com idades entre os 0 e os 6 anos vítimas de maus tratos por parte dos pais. Eles precisam da vossa ajuda. Precisam apenas do vosso voto que é tão simples e que para eles significa tanto. São 60 príncipes e princesas que precisam de alimentação e cuidados todos os dias e que como sabem tudo isso custa dinheiro. Eles só precisam do vosso voto para conseguirem o prémio. Precisam mesmo! Basta votarem no ovo da páscoa deles. Têm apenas de seguir estes passos que parecem complicados mas que não são e acreditem que valem a pena.
    1. Colocar gosto na página (isto implica o uso do facebook)
    2. Clicar em votar
    3. Inserir o e-mail e submeter o voto
    4. CONFIRMAR O VOTO NO E-MAIL
    Eu sei que muitos bloggers não querem revelar a sua identidade mas não se preocupem porque entre tanta gente ninguém vos reconhecerá e por isso não há mal NENHUM em usarem a vossa conta de facebook. Assim como em usarem o vosso e-mail pessoal. Depois verifica-se a situação de que é possível votar com vários mails sem ser necessário colocar novo gosto por isso peço-vos, se tiverem vários mails ou de vossos familiares e amigos podem coloca-los vocês apenas não se esqueçam é que é necessário confirmar no email. E como a maioria dos bloggers tem pelo menos dois emails já seriam assim dois votos e ajudaria as crianças. Por favor, votem, é a boa ação do dia!! Sejam solidários!! Vamos provar que os bloggers são solidários!! Por favor, peço-vos isto em nome de todas aquelas crianças!! Partilhem nos vossos blogs por favor, quanto mais votos melhor, temos de ganhar este concurso que termina HOJE ÀS 23.00h. Sejam solidários! Obrigada mesmo!
    Fica aqui o link: http://www.saidosdacasca.com/votar.php?id=64
    E aqui fica também o facebook da associação se quiserem visitar: https://www.facebook.com/associacaocasadocaminho

    ResponderEliminar
  12. r: pois, esta merda de crise é que estragou tudo, eu decidi ir para profissional porque teria de ser eu a pagar e nao estava para isso. alem de que prefiro estudar uma area especifica do que ficar 6 ou 7 anos para fazer 3 de uma cena indefinida (secundario) e depois mais 3 ou 4 para algo expecifico!

    ResponderEliminar
  13. Tudo o que eu sinto Roxy mas que não consigo escrever

    ResponderEliminar
  14. R: Desculpa Roxy, não entendi a tua pergunta.

    ResponderEliminar