quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

digam-me que é mentira



Recebi a pior notícia que me podiam ter dado!
Aqui a Roxy anda no 12º ano e (para quem não sabe) o Ministério da Educação afirmou, no início do ano letivo anterior, que os exames nacionais correspondentes ao 12º ano, a partir dessa data, colmatariam a matéria de 10º, 11º e 12º anos. A verdade é que quando chegou a altura de sair as matrizes para os respetivos exames só a matéria de 12º é que foi referida. Tudo isto, porque muitos os alunos que se revoltaram com tal ato do Ministério da Educação.
Ficou então decidido que os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos do ano letivo 2012/2013 realizariam o exame com matéria apenas do 12º ano, os do ano seguinte com matéria de 11º e 12º e a partir do próximo ano, todos os alunos irão realizar o exame com matéria dos anos do secundário.
Resumindo e concluído: sempre esperei que o Ministério voltasse atrás com esta decisão, por compreender que esta não é a melhor forma de fazer os alunos gostarem de estudar (muito pelo contrário). Mas a verdade é que não aconteceu tal não aconteceu e ontem recebi a péssima notícia de que vou ter mesmo de realizar o exame com matéria de 11º e 12º anos.
Sempre esperei que tal não acontecesse, porque a verdade é que a esperança é sempre a última a morrer, mas vai acontecer. Estou mesmo muito preocupada, porque se um ano já é complicado, não quero imaginar dois.

E vocês o que pensam disto? Concordam ou acham que o
Ministério não está a agir corretamente?

16 comentários:

  1. Também sou da opinião que o Ministério da Educação anda louco :|
    coitadinhaa.. boa sorte ♥

    ResponderEliminar
  2. Se tiveres oportunidade, vai para Coimbra! Não te vais arrepender :)

    Isso não me afeta, mas não acho que tenha muito sentido. Também andam a querer pôr um 5º ano para enfermagem. Sou contra!

    ResponderEliminar
  3. Acho que o Ministério não está a agir nada bem!

    ResponderEliminar
  4. Acho que essa decisão do ministério é uma das piores, eu estive no ano passado no 12º ano e revoltei-me imenso com essa ideia deles, e se já me vim à rasca com só a matéria de um ano imagino 2 anos ou 3...espero mesmo que eles um dia voltem atrás, porque está a piorar a vida dos estudantes

    ResponderEliminar
  5. R: Até já estou com medo de fazer esses exames.

    ResponderEliminar
  6. R: E estão a fazer com que muitos de nós se vão embora do país, como é o meu caso

    ResponderEliminar
  7. Eu também tenho de fazer e sou contra opinião do Ministério -.- Se 1 ano às vezes é pouco tempo para estudar então 2 anos, deus me livre.. tenho pena dos que tiverem de estudar os 3..
    R: Ufa, fico mais tranquila :) A série é awesome :p Sim, atitude dos pais é ridícula, por isso que pais não anda para a frente!

    ResponderEliminar
  8. R: Ministério de merda, é o que é -.- Com isto vê-se que ninguém vai lutar pelo futuro, porque vão desistir de ir para a uni e pouca gente vai andar a estudar.. Eu acabei de ver hoje a série, adoro mesmo também :) Quem dera que evoluísse!

    ResponderEliminar
  9. eu acho q isso e uma estrategia deles para ver se entram mts menos pessoas nas faculdades

    mas olha q mesmo so tendo materia do 12 ano ele foi lixado(tou a falar do de matematica) tanto q tive 6(ta bem q n sou das alunas mais brilhantes) este ano tou a melhorar a nota ou seja vou a exame outra vez
    o de portugues n digo q foi facil mas ate foi acessivel

    r:tbm eu
    ahaha sim mas o que vale e q passado um bocadinho ja n havia nada xD mesmo queimado vai tudo hahahah

    (e a 2ª vez q tou a escrever este comentario, acho q o blogger ficou meio maluco)

    ResponderEliminar
  10. Força nisso :) depois quero saber se vais para Coimbra!!
    Pois... :\ não há nada que possamos fazer, mas vai correr bem :D

    ResponderEliminar
  11. eu acho que, apesar de ser uma coisa difícil, faz sentido. a matemática e o português são disciplinas de 3 anos, portanto, até faz sentido ter-se o exame desses 3 anos. o que não faz muito sentido é que, por exemplo, se não conseguiste passar a biologia e geologia no 11º, também não possas ter biologia ou geologia no 12º. o mesmo acontece também com fq. :s

    ResponderEliminar
  12. Porque é moda fazer merda e culpar os outros, basicamente :)

    ResponderEliminar
  13. E vais ter toda a força do mundo! :)

    ResponderEliminar
  14. Por muito que me custe a admitir, o ministério não quer que nós gostemos de estudar, ele quer exigência máxima, o que até pode ser bom se for aplicado da forma correta, o que não me parece. Mas enfim, sou aluno de 12º por isso a minha opinião é óbvia: preferia não ter tanta matéria para um exame, acho que é demasiada, especialmente sendo eu aluno de Humanidades, vou ter de conseguir manobrar conhecimentos de 6 manuais de história, felizmente, acho, o exame vai ter escolha múltipla, pode ser que ajude.

    Olha conclusão das conclusões: estamos tramados! xD

    r: vou tentar Roxy, obrigado <3

    ResponderEliminar
  15. Estou na mesma situação que tu , é horrivel, principalmente a português!

    ResponderEliminar